CHAI DOA BOMBAS DE INFUSÃO INFANTIL
Leia Tudo No : DOTODINHOPRONEWS
Num mês em que a comunidade internacional comemora simultaneamente, o Dia Mundial do Cancro e o Dia Mundial da Criança com Cancro, a Clinton Health Access Initiative, (CHAI), uma organização de saúde comprometida em salvar vidas e reduzir a carga de doenças em países de baixa e média renda, ofereceu na sexta feira última (25), oito Bombas de Infusão infantil, ao serviço de Hemato-Oncologia do Hospital Central de Maputo (HCM).
Este equipamento médico, usado para a administração de fluidos em pequenas ou grandes escalas no corpo do paciente, como medicamentos e nutrientes, vai de forma alguma, ajudar na melhoria da qualidade de vida das crianças com cancro seguidas naquele serviço pediátrico.
É que, o cancro, é considerado um dos principais problemas de saúde pública em Moçambique. Só para elucidar, no ano passado, dos 26 mil novos casos registados, 1853 (7%), são pediátricos dos quais, 234 leucemias, 181 linfomas e, 55 tumores do sistema nervoso central, com uma taxa de sobrevivência de 50 por cento em crianças.
É por isso que, a Especialista em Oncologia Pediátrica, Faizana Amodo, vê com bons olhos esta doação que, segundo sublinha, vai contribuir para alavancar a capacidade de resposta do serviço de Hemato-Oncologia do HCM, que regista por mês, uma média de 10 novos casos que dão entrada.
Por outro lado, a Chefe do Programa Nacional do Cancro no Ministério da Saúde - MISAU, Cesaltina Lorenzoni, enalteceu o gesto da CHAI, tendo igualmente reconhecido os esforços empreendidos por esta organização nas diferentes esferas ligadas à saúde, com destaque para a recente contribuição em cento oitenta mil dólares americanos com vista a reabilitação e apetrechamento do Serviço de Anatomia Patologica cujas infraestruturas foram afectadas por um incendio de médias proporções, em Maio, de 2020.
A Fundação Clinton Iniciativa, está presente em trinta e cinco países, estando a trabalhar com o governo de Moçambique desde 2002, para a melhoria dos serviços nas unidades sanitárias, com maior destaque para o diagnóstico e tratamento do HIV em crianças. (HCM-DCI)
JUNTOS POR UM HOSPITAL MELHOR: NO DOTODINHOPRONEWS